26.4 C
Maricá
    sexta-feira, dezembro 5, 2025

    Feira de Artesanato estimula convivência e autonomia de idosos em Maricá

    Data:

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu nesta terça-feira (02/12) a Feira de Artesanato da Casa da Terceira Idade de Inoã. O evento apresentou os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos e professores das oficinas de crochê, tricô, patch apliquê, pintura em tecido e artesanato. A iniciativa teve como objetivo valorizar o talento e a produção manual dos idosos atendidos pela unidade.

    Integrada ao calendário de atividades da Secretaria, a feira busca estimular o envelhecimento saudável, fortalecer vínculos e incentivar a autonomia financeira dos participantes. Diversas peças foram expostas – entre elas panos de prato, jogos de cozinha, bordados, bonecas, tapetes e itens decorativos – que, além de expressarem criatividade e técnica, também representam uma fonte de renda para muitos idosos.

    “Esse trabalho é muito importante porque tira o idoso do sedentarismo. Muitos chegam aqui excluídos, sem atenção da família, e passam o dia inteiro conosco. A feira também ajuda na renda, porque muitos moram sozinhos e o artesanato faz muito bem para a cabeça deles. Tira da depressão e devolve alegria”, explicou a coordenadora da Casa de Inoã, Marilaine Santos, mais conhecida como Mara.

    Moradora de Maricá há 16 anos, Jarlette Rosa Aguilar, de 88 anos, contou como sua rotina mudou após ingressar na Casa da Terceira Idade.

    “Essa Casa da Terceira Idade me fez muito bem. Eu era muito quieta, calada. Minha filha me matriculou e, quando cheguei aqui, virei outra pessoa. Os funcionários e os alunos são como irmãos, uma segunda família. Sou artesã há muitas décadas, isso é minha terapia. Mesmo tendo uma doença que exige cuidado, aqui eu converso, brinco, sorrio. É maravilhoso”, relatou emocionada.

    Responsável pela oficina de patch apliquê – técnica que envolve aplicação e bordado no tecido – a professora Leda Siqueira ressaltou o papel emocional da atividade. “O bordado mexe com a mente e com o emocional. Muitas idosas chegam com solidão e depressão, e aqui são resgatadas e acolhidas. Nosso trabalho é proporcionar uma vida melhor, mais alegre e feliz.”, afirmou.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá prepara força-tarefa para o recadastramento dos usuários da Moeda Social Mumbuca

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    PM realiza operação e desmantela ponto de tráfico no Parque Vera Cruz, em Itaipuaçu

    Na manhã desta sexta-feira, 04 de dezembro, militares do...

    Maricá: Natal Brasilidade leva programação temática e atrações culturais a diversos pontos da cidade

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Maricá, Arte,...

    Maricá inaugura Centro Municipal de Apoio aos Imigrantes e Refugiados

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...
    Traduzir »