O Natal Brasilidade de Maricá atraiu 40 mil pessoas para praças e parques da cidade neste primeiro fim de semana da festa que vai até o dia 06 de janeiro. Na praça dos Gaviões, em Itaipuaçu, a Casa do Papai Noel foi a grande atração. A magia natalina vai até o extremo oposto do município, em Ponta Negra, com uma bela decoração temática. Já o Parque Nanci virou um parque de diversões, com roda gigante e até patinação no gelo. Isso tudo enquanto o Natal era mostrado no belo desfile da Parada Iluminada, em Araçatiba.
“A cidade está linda demais. Agora, em dezembro, faz um ano que estamos morando aqui e posso te dizer que Maricá é o meu presente. A decoração feita com cuidado, tudo de graça para as pessoas. E vale a pena circular pela cidade. Eu vim de Cordeirinho para Itaipuaçu para trazer minha filha para a Casa do Papai Noel. Semana que vem vamos para o Parque Nanci”, revelou David Rosa, ao lado da esposa, Aline Hanriot, e da filha, de 5 anos.
Como todo o restante da programação da cidade, a visita ao Papai Noel é gratuita. Um fotógrafo profissional fica de plantão para registrar o momento, e a foto é disponibilizada no site do Natal Brasilidade (www.natalbrasilidade.com.br). Cerca de 600 pessoas passaram pelo espaço, montado na Lona Cultural da Praça dos Gaviões, somente no sábado, primeiro dia de celebração!
“É muito bom ter esse tipo de atividade aqui em Itaipuaçu. Nem sempre a gente consegue se deslocar para o Centro para acompanhar as festividades. Maricá tem tudo para ter um Feliz Natal. A praça está bem decorada, a Casa do Papai Noel está muito bonita e lúdica para as crianças”, avaliou Guilherme Souza, pai da Lis, de apenas 10 meses, moradores do bairro.
Decoração
Além da Casa do Papai Noel, Itaipuaçu recebeu decoração natalina na Praça dos Gaviões e também na Praça do Barroco. Os espaços têm árvore de Natal, muitas luzes e um sistema de som que cria a ambientação para a época.
“Eu amei tudo aqui. Papai Noel falou um monte de coisas boas. Pedi pra ele uma bebê reborn de presente”, confessou Maria Alice, de apenas 7 anos, depois de conversar com o Bom Velhinho.
Assim como Maria, outras crianças estão aproveitando para fazer seus pedidos de presentes para o Natal. Muitas depositam cartinhas nas meias da decoração da casa para que o Papai Noel não esqueça de ninguém.
Diversão garantida
No Parque Nanci, as luzes de Natal encontram o reforço das lâmpadas dos brinquedos de um parque de diversões. Mais gigante do que a árvore do bairro somente a roda multicolorida que leva os visitantes a aproveitar a vista das alturas.
“A vista lá de cima é tudo. As luzes todas aqui no parque, ficou muito lindo! Além disso está organizado. Conseguimos agendar para usar o brinquedo e foi bem fácil, sem muita espera, sem muita fila. Agora vamos no carrinho bate-bate. Antes passamos pelo carrossel”, disse Adriana Valéria com a sobrinha, Maitê, de 1 ano, e os pais da menina.
Para Vitor Augusto, morador da cidade vizinha São Gonçalo, não há nada no Rio de Janeiro que se pareça com o Natal de Maricá.
“Todo ano é cada vez melhor. Esse parque de diversões está muito bonito, garante alegria para muitas famílias. É muito especial poder vir até aqui e trazer meu filho para viver essas coisas, criar esse tipo de lembrança, de coisas boas, de um Natal especial”, explicou Vitor Augusto, pai do pequeno Heitor Miguel, de 6 anos.
Como participar:
A programação do Natal Brasilidade segue até 6 de janeiro, sempre de quinta a domingo, das 14h às 21h. O acesso a brinquedos e demais ativações requer agendamento prévio pelo link disponibilizado pela organização: https://agendamento.apliplay.com.br.
O evento está distribuído por sete bairros – Araçatiba, Parque Nanci, Itaipuaçu, Flamengo, Ponta Negra, Centro e Camburi – com atividades para toda a família, incluindo desfiles, instalações imersivas, iluminação especial, pista de patinação, roda gigante, Casa do Papai Noel, parque temático no Parque Nanci e áreas interativas.
A cenografia de 2025 é inspirada em elementos orgânicos ligados à água, pesca e artesanato tradicional. O Parque Nanci recebeu ambientação lúdica que dialoga com a história local e com o tema central do evento. Às quintas-feiras, das 9h às 12h, o espaço terá funcionamento exclusivo para turmas da rede municipal, oferecendo visitas guiadas como parte das ações sociais previstas.



